Como é a adaptação dos brasileiros na Argentina?

Uma pergunta que sempre recebemos em nossos canais de atendimento é sobre como funciona a adaptação de brasileiros na Argentina. Como o cenário do Brasil está cada dia mais crítico, a migração de brasileiros para o país vizinho teve um crescimento de até 80,81%, segundo estudo levantado pelo portal R7 com base em dados do Itamaraty.

A busca por especialização e trabalho na Argentina é crescente tanto entre estudantes como profissionais brasileiros de diversas áreas. Isto se deve ao acesso relativamente fácil às universidades argentinas, já que não existe vestibular no país hermano.

Você sempre encontrará alguém falando português pelas ruas da cidade. Registros do final de 2017 apontam que o número de brasileiros morando na Argentina subiu de 46.870 para 84.750 em apenas um ano.

QUALIDADE DE VIDA

Engana-se quem pensa que ingressar em uma universidade argentina é o suficiente para se profissionalizar. Ter um bom histórico escolar é muito importante nestas universidades, afinal os cursos têm altíssima qualidade. Porém, isto não é visto como um impedimento para muitos brasileiros que decidem viver na Argentina, e sim como um estímulo. 

Além do mais, os custos com acomodação, alimentação, transporte e lazer costumam ser mais baixos do que no Brasil. 

QUE CIDADE ESCOLHER

Grande parte da comunidade brasileira está concentrada na cidade de Buenos Aires – cerca de 75.000 brasileiros vivem lá, segundo a última pesquisa realizada pelo Itamaraty em 2017. 

Uma das maiores vantagens de morar em Buenos Aires são as universidades – públicas e privadas – de excelente qualidade. Temos instituições renomadas como, por exemplo, a UBA (Universidad de Buenos Aires), que foi considerada a melhor universidade da América Latina pela QS World University Rankings. Outra Universidade de destaque em Buenos Aires é a Faculdade Fundación Héctor A. Barceló. Esta é uma das instituições particulares de Ensino Superior mais procuradas por brasileiros que decidem iniciar o curso de Medicina na Argentina.

Em cidades como La Plata, está localizada a Universidade Nacional De La Plata (UNLP). A capital da Província de Buenos Aires fica a aproximadamente 50 Km de Buenos Aires. Além disso,  é uma cidade de baixo custo de vida e com intensa movimentação noturna.

Atualmente, viver na Argentina tem se apresentado como uma boa opção para quem deseja se profissionalizar e trabalhar não só na Argentina, mas em qualquer lugar no mundo, inclusive no Brasil.

Isto acontece porque o diploma argentino pode ser validado no Brasil através do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que tem como finalidade ratificar os procedimentos conduzidos por universidades estrangeiras e possibilitar que médicos formados no exterior possam atuar no Brasil.

Consulte-nos para conhecer os nossos pacotes de assessoria para estudantes e tenha toda a ajuda necessária para morar na Argentina e realizar o sonho de se profissionalizar. Disponibilizamos suporte completo para brasileiros que desejam estudar e trabalhar na Argentina.

Conheça os nossos planos e serviços e acesse outros artigos para saber mais detalhes sobre a adaptação dos brasileiros na Argentina.

Rolar para o topo