Como estudar medicina na UBA?

A Universidad de Buenos Aires (UBA) é uma instituição pública de ensino que oferece ensino gratuito e de alta qualidade em diversas áreas de atuação, com destaque para o curso de Medicina. Isso acontece porque a carga horária do curso de Medicina da UBA, em comparação aos cursos brasileiros, é mais extensa e o ensino mais exigente para os alunos. O fato desta universidade pública ser considerada o centro de estudos mais prestigiado de toda a América Latina comprova essa excelência. 

COMO FUNCIONA O CURSO DE MEDICINA DA UBA?

Para estudar Medicina na UBA Argentina, a universidade oferece aos seus estudantes um método bem acessível de ingresso – o Ciclo Básico Comum (CBC), ao invés do vestibular. Trata-se de um curso inicial composto por 6 matérias, que incluem: Matemática, Química, Biologia Celular, Biofísica, Sociedade e Estado e Pensamento Científico. Portanto, a aprovação nestas matérias é o que garante a permanência do estudante no curso de Medicina, sendo a nota de corte das duas provas parciais de 8 pontos para cada matéria e a prova final com nota mínima de 4 pontos.

A soma dos dois exames parciais deve totalizar 13 pontos. Assim, o aluno segue para a próxima matéria sem precisar realizar a prova final, tendo ainda a possibilidade de realizar exames recuperatórios.

A duração do curso é de 7 anos, com carga horária de aproximadamente 7.949h.

COMO FAÇO PARA INGRESSAR NO CURSO?

Vamos orientar você com um passo a passo para estudar Medicina na UBA Argentina, sem vestibular.

Como já dissemos, a inscrição deverá ser feita para o Ciclo Básico Comum (www.cbc.uba.ar), que consiste em um sistema de seis matérias nas quais você precisa obter aprovação. Esta é uma etapa importante, porque é também o momento introdutório da vida acadêmica do estudante em que serão elucidadas as oportunidades e os campos de estudo que o curso de Medicina lhe proporcionará.

Para fazer sua inscrição, você precisa apresentar a documentação exigida e o certificado de conclusão do Ensino Médio. Sendo brasileiro ou de outra nacionalidade que não a argentina, este certificado deverá ser validado pelo Ministério de Educação da República Argentina.

Caso você já possua um curso universitário, será necessário apresentar o diploma para que ele seja validado como diploma de estudos universitários na República Argentina.

A TIME FOR ARGENTINA FACILITA TODO ESSE TRÂMITE PARA VOCÊ!

Para obter o registro definitivo de matrícula como aluno, o estudante estrangeiro que não tiver apresentado o Documento Nacional de Identidade no momento de seu ingresso deverá apresentá-lo antes da finalização do Ciclo Básico Comum ou passados até dois (2) quadrimestres do ciclo letivo que começou a cursar.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESTUDAR NA UBA?

Esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes brasileiros que desejam ingressar nesta universidade, em especial no curso de Medicina. Muitos jovens se surpreendem ao encontrar facilidades no ingresso às universidades argentinas, afinal, estão acostumados com o processo penoso para entrar em faculdades no Brasil. 

Se você for estrangeiro e já tiver a Residência Permanente, Temporária ou ainda não tiver regularizado sua situação migratória, você vai precisar apresentar os seguintes documentos:

  1. Diploma do Ensino Médio apostilado pelo Ministério das Relações Exteriores do seu país e validado pelo Ministério de Educação da Argentina;
  2.  Documento de Identidade ou Passaporte do seu país;
  3.  1 foto 4×4;
  4.  Certificação do nível mínimo de espanhol.

POR QUE ESTUDAR NA UBA:

Primeiro, a Argentina é um dos melhores países para viver em termos de qualidade de vida. Além de desfrutar de um ambiente mais seguro e melhores condições de estudo, você terá acesso a uma língua diferente, lugares maravilhosos e experiências valiosas.

Além de tudo isso, não ter que enfrentar um processo seletivo muitas vezes excludente e injusto como o vestibular é algo extremamente benéfico. Na Argentina, o acesso à educação é irrestrito, isto é, todos têm esse direito.

Isso nem de longe quer dizer que o ensino seja inferior. Pelo contrário. A partir do ingresso (nivelamento) dos alunos, todos têm a oportunidade de se desenvolver e progredir ao longo do curso, o que não é uma tarefa fácil – exige muito compromisso e dedicação. 

Além disso, outra dúvida frequente se refere à validação do diploma de Medicina no Brasil. E a resposta é: sim, ele é válido. Isso porque existe no Brasil um exame chamado Revalida, no qual o aluno responderá algumas questões objetivas e descritivas para reconhecimento do seu diploma argentino. Após a aprovação neste exame, pronto: você já pode trabalhar como médico(a) no Brasil .

Associe-se à Time for Argentina e garanta o seu futuro! Nós orientaremos você a cada passo do caminho e tornaremos sua jornada de estudos muito mais prazerosa. 

Lembrando que todos os cursos de Graduação da UBA, inclusive o de Medicina, são totalmente gratuitos. As únicas taxas cobradas são destinadas a despesas administrativas.

No vídeo a seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre a UBA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo