Curiosidades gerais sobre a Argentina

Com uma cultura extremamente forte e uma história muito rica, a Argentina é o terceiro maior país da América Latina no que se refere a população e a segunda no quesito territorial. Além disso, existem outras curiosidades gerais sobre a Argentina que valem muito a pena estar por dentro.

A Argentina é um país muito conhecido pela qualidade que sua carne possui e também por seus vinhos considerados excelentes. Se descartou também na conquistas de cinco prêmios Nobel por conta da quantidade de livrarias no país.

Outro aspecto que fez o país ter tal relevância foi a eleição da primeira mulher a se tornar presidente no Ocidente e muitas outras curiosidades que vamos conhecer ao decorrer desta leitura!

Curiosidades gerais sobre a Argentina no quesito cultural

No que se refere ao aspecto de cultura a Argentina se destacou em:

  • Maior número de livrarias

Ficando atrás apenas da Austrália, a Argentina como já citado anteriormente é o segundo país com o maior número per capita, sendo cerca de trinta unidades para cada cem mil pessoas.

  • A siesta

A siesta é um termo utilizado para designar um período equivalente a quatro horas entre a hora do almoço e o fim da tarde, onde este tempo é reservado para dormir ou simplesmente para descansar.

Este costume foi herdado dos colonizadores e ainda é uma realidade em alguns locais do país, então se torna comum ver um estabelecimento fechado durante este período e só retornarem após sua finalização.

  • Dança é um símbolo cultural

O gênero musical tango vem carregado de uma carga emocional, a dança foi inventada no século XIX é considerada um símbolo cultural no país.

  • Prêmios Nobel

Dentre os cinco Prêmios Nobel que o país possui, dois são de medicina conquistados por Luis Federico Leloir e César Milstein, um outro na área de química, foi para Bernardo Houssay e os outros foi de Defesa da Paz, entregue a Adolfo Pérez Esquivel, por proclamar a Não-Violência Ativa como instrumento de transformação e também foi entregue a Carlos Saavedra Lamas, agraciado com o prêmio da paz por sua participação no fim da Guerra do Chaco.

  • Proporção de psicólogos

De acordo com informações publicadas no Atlas de Saúde Mental 2014, a Argentina é o país que possui a maior proporção de psicólogos no mundo, são cerca de duzentos profissionais para cada cem mil argentinos.

  • Mate ou chimarrão argentino

Foi criada uma lei nacional que classifica a infusão do mate ou do chimarrão argentino.

Curiosidade gerais sobre a Argentina: história

Quando falamos de curiosidades gerais sobre a Argentina no quesito história vale ressaltar que:

  • Foi considerado o país pioneiro da América Latina que passou a permitir a união civil entre casais homoafetivos no ano de 2022 na cidade de Buenos Aires.
  • Durante o século XX o país sofreu cinco golpes militares e nas décadas de 70 e 80 a Ditadura Militar Argentina foi considerada a mais violenta delas.
  • Após o falecimento do seu marido Juan Domingo Perón, María Estela Martínez de Perón assumiu o cargo de presidência em 1974, sendo a primeira mulher presidente no Ocidente.
  • O país possui o sistema de metrô mais antigo da América Latina, localizado em Buenos Aires.

Curiosidades gerais sobre a Argentina

Curiosidades gerais sobre Argentina: no turismo

Argentina é um país muito procurado como destino de muitos turistas, e algumas das curiosidades que são muito interessantes a respeito deste assunto são:

  • Em Buenos Aires, na Argentina existem mais estádios de futebol do que em qualquer outra cidade do mundo, são 36 estádios distribuídos por toda sua extensão.
  • Na capital Buenos Aires existe uma construção de Dante Alighieri, da obra Divina Comédia, este que é dividido em três fases: inferno, purgatório e paraíso. Da mesma forma em que se apresenta na obra, possui 22 andares seguindo a mesma quantidade de estrofes e versos, por toda sua extensão apresenta citações em latim.
  • Possuindo cerca de 2000 vinícolas na Argentina, é o quinto país que mais produz vinho no mundo.

Por fim, foi possível conhecer um pouco sobre este país riquíssimo geograficamente, historicamente e culturalmente falando, tornando um país ideal para iniciar seus estudos.

E se você se interessou pelas curiosidades gerais sobre a Argentina e teria interesse em estudar medicina lá, a TFA  realiza seu sonho de ser médico, estude na Argentina sem complicações com trâmites burocráticos e com total segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo