O que é DNI?

Como em qualquer país, imigrantes precisam de uma documentação específica para viver e morar legalmente. Na Argentina, esse documento se chama DNI.

Todas as pessoas que moram na Argentina, sejam nativos ou não, devem possuir o DNI (Documento Nacional de Identidade). Esse documento funciona como se fosse um RG.

Como o Brasil faz parte do Mercosul, o processo de emissão do DNI para brasileiros é bem mais simples. Quem é brasileiro pode entrar no país usando identidade ou passaporte, sem que haja necessidade de emitir um visto específico para morar, trabalhar ou estudar legalmente na Argentina – basta emitir o DNI.

Neste documento, você encontrará uma numeração chamada CUIL, que é o número necessário para quem deseja estudar e trabalhar na Argentina. Mas não se preocupe: nós também te ajudamos nesse processo!

COMO EMITIR O DNI?

Pensando em facilitar cada vez mais o seu sonho de estudar na Argentina, a TFA já incluiu o serviço de  emissão de DNI, com todas as taxas pagas, em todos os nossos pacotes!

A partir do momento da contratação, nós já começamos a te orientar em todos os passos necessários para que você possa viver e estudar legalmente na Argentina.

POSSO INICIAR O PROCESSO DE EMISSÃO DO DNI NO BRASIL?

O DNI é o seu documento argentino, a prova de que você reside no país. Portanto, a primeira coisa que o Departamento de Migraciones pede é que você comprove que já está no país para que o processo possa ser iniciado. Você precisa estar morando na Argentina para dar início à solicitação desse documento.

PRECISO DO DNI PARA ME MATRICULAR NA FACULDADE?

Depende da universidade que você escolher. As mais procuradas como UBA, Barceló e UAI dão um prazo maior para que você possa entregar esse documento, mas enquanto ele não fica pronto, você pode estudar normalmente apenas com a documentação básica exigida pelas universidades.

EM QUANTO TEMPO O DNI FICA PRONTO?

Seu DNI pode levar de 2 semanas a 6 meses para ficar pronto (contados a partir do momento em que você já estiver morando na Argentina). O tempo médio de emissão do DNI é de 3 meses.

Em províncias como Santa Fé, onde está localizada a Faculdade de Rosário, e La Plata, onde está a UNLP,  ele pode ficar pronto em menos tempo. 

Existe também uma opção chamada DNI Express, em que ele fica pronto mais rápido caso você tenha pressa de usá-lo para trabalho ou para se matricular em uma universidade que exija esse documento no ato da matrícula.

TODOS PRECISAM TER O DNI?

Somente as pessoas que vão morar no país por mais de 3 meses e pretendem estudar ou trabalhar. Turistas que vão somente visitar o país por pouco tempo não precisam emiti-lo, pois receberão um visto válido por 3 meses no momento da entrada no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo