Quais são as melhores universidades da Argentina?

Escolher um curso superior é provavelmente uma das decisões mais importantes que você tomará em sua vida e decidir em que universidade você irá se formar faz toda a diferença. 

Quando questionados sobre o porquê de terem optado pela Medicina, a maioria dos médicos responde que queria fazer a diferença ajudando as pessoas e impactando positivamente suas vidas através da assistência médica. Se você é uma dessas pessoas, você precisa se perguntar: onde devo iniciar essa jornada?

O curso dura no mínimo 6 anos, além do período de especialização ou residência. Por isso o país, a cidade e universidade escolhidos são fundamentais e devem satisfazer seus interesses e expectativas. Afinal, esta será a sua casa durante os próximos 6 anos, pelo menos.

Um dos destinos mais populares para estudantes de Medicina na América Latina é a Argentina. Há mais de 20 anos, o país vem conquistando grande popularidade, principalmente entre estudantes brasileiros. Isso se evidencia claramente nos números da Universidade Nacional de Rosário, onde 30% dos alunos de Medicina são brasileiros.

AS MELHORES UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MEDICINA NA ARGENTINA

A seguir, vamos apresentar a lista de universidades públicas mais procuradas da Argentina, seja pela sua oferta acadêmica, popularidade ou localização.

UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES (UBA)

É a instituição educativa pública com maior procura da Argentina, já que oferece um ensino gratuito e de alta qualidade acadêmica. Está localizada na Capital Federal e não possui limite de vagas. É considerada uma das melhores universidades públicas do país e, pelo segundo ano consecutivo, se manteve como a melhor universidade da América Latina.
Um dos benefícios de estudar na UBA é que você ganha pontos na hora de concursar para residências, o que é uma grande vantagem. 

UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA (UNPL)

A Universidade Nacional de La Plata é famosa pelo seu processo de admissão, que é provavelmente o mais fácil do país para o curso de Medicina. Tem um nível acadêmico excelente e muito menos alunos que a UBA.

A vida em La Plata é muito mais tranquila e econômica que em Buenos Aires, sendo portanto muito mais atraente para estudantes com menor condição financeira. 

UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO

A Universidade Nacional de Rosário é uma universidade tradicional da Argentina, localizada na província de Santa Fé, na cidade de Rosário. Sua localização faz com que o custo de vida seja menor que o de Buenos Aires.

Uma das características mais marcantes desta universidade é que ela foi a pioneira em implementar um método de ensino chamado PBL (problem based learning). Este tipo de ensino estimula os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem.

Para ingressar na UNR, os inscritos devem realizar um curso obrigatório chamado MIU (módulo de inclusão universitária), baseado em 15 encontros com duração de 4 horas cada um.

AS MELHORES UNIVERSIDADES PARTICULARES DE MEDICINA NA ARGENTINA

Quanto às universidades particulares de Medicina na Argentina, as opções também são variadas. É importante ressaltar que os estudantes de Medicina das universidades privadas também poderão concursar para residências nos mesmos hospitais que os estudantes das universidades públicas.

Se você precisa de assessoramento e orientação para estudar Medicina na Argentina e deseja obter mais informações sobre o processo de residência no país, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos o prazer de dar todas as informações necessárias para ajudar você nessa jornada. 

UNIVERSIDADE AUSTRAL

A universidade Austral está localizada em Pilar (Buenos Aires) e é uma das universidades mais novas da Argentina e, por esse motivo, cada vez mais alunos a escolhem para estudar Medicina, ainda que seu processo de admissão seja bastante exigente.

O Hospital Austral está entre os cinco melhores hospitais universitários da América Latina, de acordo com o ranking publicado recentemente pela revista América Economia, atendendo mais de 560 mil consultas e levando a cabo quase 13.000 intervenções cirúrgicas por ano.

UNIVERSIDADE CATÓLICA ARGENTINA (UCA)

A Universidade Católica Argentina (UCA) está localizada no bairro de Puerto Madero em Buenos Aires. Esta universidade particular oferece duas modalidades para cursar Medicina: presencial e semipresencial (com presença requerida apenas nas aulas de revisão de conteúdo).

Seu ingresso é através de uma prova única que é realizada na sede da universidade, no final de fevereiro. Somente 60 alunos ingressam.

FUNDAÇÃO H.A. BARCELÓ

A Fundação Barceló é muito popular entre os estudantes brasileiros, mesmo que tenha fama de ser difícil, já que são realizadas muitas provas orais ao longo do curso, fazendo com que seus estudantes saiam bem preparados.

Entre as universidades particulares, esta é provavelmente a mais popular pelo seu nível acadêmico e mensalidade acessível.

Para conhecer todas as características das universidades argentinas e qual se adapta melhor às suas necessidades, entre em contato conosco. Através de nossos pacotes de serviços ajudaremos você a escolher a melhor opção.

Para terminar…

Estas são apenas algumas das universidades mais procuradas da Argentina para estudar Medicina. Nós trabalhamos com todas elas e, se você quiser saber mais detalhes sobre alguma em particular, entre em contato conosco. Ajudaremos você a tomar a melhor decisão de acordo com seus interesses e capacidades.

Estudar Medicina na Argentina é uma excelente opção, mas sabemos que isso requer muitos trâmites burocráticos e é para isso que estamos aqui: para ajudar você em todos os passos do caminho e  acompanhar você em uma das decisões mais importantes que você tomará em toda sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo