Resultado do Revalida 2021 é antecipado pelo Inep

O Revalida é um exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. E o resultado do Revalida 2021 foi divulgado com dois dias de antecedência de acordo com a data prevista em edital.

Ao invés da divulgação ser somente na segunda-feira 21 de março, foi publicado no dia 19 de março de 2022, no sábado, os pareceres e as pontuações finais sobre os recursos interpostos aos resultados preliminares.

A lista final com os aprovados será publicada no Oficial da União no total, 3.840 médicos formados fora do Brasil foram aprovados, o que representa 57,3% dos 6.696 participantes da 2ª etapa do Revalida 2021.

O que fazer após sair o resultado do Revalida 2021?

Para realizar a revalidação do diploma, os candidatos aprovados nas etapas teóricas e práticas terão o prazo para isto até 25 de março. Os documentos necessários pré-estabelecidos pelas universidades indicadas pelo participante deverão ser apresentados após a realização do agendamento.

É provável que as instituições peçam documentos pessoais e acadêmicos comprobatórios e a obrigatoriedade da versão original dos documentos como diploma de graduação em medicina expedido pela instituição de educação superior estrangeira e que seja reconhecido no país de origem pelo Ministério de Educação ou seus semelhantes.

Outra questão é a autenticidade da documentação que deve estar feita pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização dos documentos Públicos Estrangeiros de acordo com decreto n.8.660 de 29 de janeiro de 2016.

O resultado do Revalida 2021 consistindo em aprovação nas duas etapas será reconhecido por outras universidades parceiras a fim de demonstrar competência teórica e prática equivalente com a proposta de formação correspondente aos diplomas de medicina expedidos em cidades brasileiras. E descartando também a necessidade de qualquer procedimento adicional ou de complementação de créditos acadêmicos.

O prazo para procedimento dos atos de revalidação do diploma pelas universidades ocorrerá no prazo máximo de 60 dias a contar da data de recebimento da documentação completa do participante. No portal do Inep e no Sistema Revalida existe uma lista de trinta e nove universidades parceiras que podem ser acessadas.

Relembre as fases do Revalida 2021

Até que se chegasse ao resultado do Revalida 2021 houve algumas fases e elas foram:

  • Aplicação – Primeira fase

Aplicado nos dias 18 e 19 de dezembro de 2021, de acordo com o Inep e o Cebraspe, a empresa responsável pela aplicação da avaliação, fez o registro de comparecimento de 99,5% e 99,3% de participantes no primeiro e segundo dia de prova.

  • Habilidades clínicas – Segunda Fase

Como uma estrutura montada em dez estações, a prova de habilidades clínicas foi realizada pelos participantes que fizeram tarefas específicas de áreas determinadas.

Esta avaliação poderia incluir vários aspectos, como demonstração de procedimentos médicos, formulação de hipóteses diagnósticas e entre outras. Sendo que se o candidato foi aprovado nesta primeira etapa e reprovado na segunda, existe a possibilidade de inscrição direta pelas próximas duas edições do exame.

É um exame que vem sendo aplicado pelo Inep desde o ano 2009, com intuito de subsidiar a revalidação do diploma de graduação em medicina expedidos no exterior, aqui no Brasil.

Resultado do Revalida 2021

Onde às duas etapas do exame consistem em teoria e prática, que podem abordar de forma interdisciplinar às cinco maiores áreas da medicina que são:

  • Clínica médica;
  • Cirurgia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Pediatria e medicina da família.

A partir dessas avaliações é possível verificar as habilidades e competências, bem como os conhecimentos necessários que o profissional necessita para exercer a profissão de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, podemos entender que este ato para atualização do diploma é uma atribuição das universidades públicas que adotam um instrumento unificado de avaliação representado pelo resultado do Revalida 2021. Contate a TFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo